Mercado da Saúde: Entidade estima que, com custo menor, remédios tenham proporcionado economia de quase R$ 300 bilhões aos brasileiros.
Os medicamentos genéricos completaram 25 anos no mercado brasileiro, representando uma economia de R$ 300 bilhões para os consumidores, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). Os genéricos, que custam em média 67,7% menos que os de marca, tiveram um crescimento de produção de 65% em 2023 em relação ao ano anterior, segundo Rafael Ducas, gerente de Marketing da Cifarma.
O Sindifargo destacou que os genéricos abrangem mais de 3.900 medicamentos, com 40% de crescimento nas farmácias populares, promovendo um aumento significativo no acesso e contribuindo para a redução de mortalidade infantil.
Os genéricos, ao serem equivalentes aos medicamentos de referência após a expiração da patente, são fiscalizados rigorosamente para garantir qualidade. Laboratórios como a Cifarma, com 130 marcas de genéricos, enfatizam a importância de oferecer medicamentos acessíveis e eficazes, buscando sempre a competitividade e redução de custos para o consumidor final.
Você também pode conferir essa matéria no O POPULAR.